CACHOEIRA PEQUENA DE TABOCAS

0

A Cachoeira da Taboca é uma queda-d’água muito atrativa para a população da região, tanto pela beleza natural da cascata quanto pela facilidade de acesso, além da presença de exuberante vegetação de cerrado que caracteriza a região. O seu inventário e a sua preservação são de grande importância para o meio ambiente, que, por receber visitantes sem cuidados ou consciência ecológica, pode sofrer danos graves no seu ecossistema e na qualidade da água. A preservação da Cachoeira da Taboca está relacionada com a preservação de toda a bacia hidrográfica e do patrimônio ambiental do município.

Justamente por ser o turismo ecológico um dos principais atrativos da região, é importante registrar e proteger tanto este bem como as demais paisagens e recursos naturais do município.

COMO CHEGAR

Saindo do Distrito Sede pela MG-354, depois pegar a MG-410 até o trevo de entrada para a comunidade de Tabocas. A cachoeira da Taboca encontra-se a aproximadamente 43 Km da Sede Pública/ Prefeitura Municipal de Presidente Olegário.

A Cachoeira da Taboca está numa região de Cerrado com uma grande área de vegetação nativa preservada. Faz parte da microbacia do Ribeirão Taboca, que é afluente den Paracatu. A queda-d’água se forma numa parede de rocha de altura entre 6 a 8 mer, formando uma cascata que deságua em outro corpo rochoso, com a água escoando por vári outros canais e se represando numa pequena lagoa de água límpida. Após esse represamente momentâneo, o curso da água gera a continuação do Ribeirão Taboca.

USO

O acesso à Cachoeira da Taboca é feito de forma muito rápida e segura. A partir da ponte que atravessa o Ribeirão Taboca, o trajeto é feito em uma caminhada de dez minutos numa trilha bem demarcada dentro da vegetação do Cerrado. Essa facilidade de acesso justifica o grande número de visitantes que utilizam o local para banhos e lazer, principalmente nos finais de semana e feriados. Esses visitantes são atraídos pela beleza natural da região e da própria queda d’água, vindos não somente do município de Presidente Olegário, mas também de municípios vizinhos.

FONTE: LIVRO PREFEITURA MUNICIPAL

Deixa o seu comentário abaixo

Open chat
Fale conosco no Whatsapp